Quem Somos

O Colégio Copacabana foi fundado em fevereiro de 1985. Inicialmente com o nome de Escola Infantil Xodozinho, destinada a alfabetização de crianças, criada a partir do sonho, da garra e da determinação de uma professora com visão ampla do papel da educação, na formação de um cidadão capaz de construir sua vida com dignidade e sensibilidade, tornando-se um ser crítico, criativo e ético, que atue com dinamismo e coerência, frente a situações individuais, sociais e coletivas. Esse sonho acalentado ano a ano pela pedagoga Mara Lúcia de Araújo Rodrigues, tornou-se realidade e após anos de árduo trabalho e dedicação, a Escola Infantil Xodozinho transformou-se no Colégio Copacabana mudando seu espaço físico através de uma construção ampla, moderna e arejada.

A partir do ano de 2000 implantou-se também o ensino fundamental I e II (1º a 9º ano). O Colégio Copacabana conta hoje com uma estrutura física privilegiada:

• 08 salas de aula climatizadas
  • 01 biblioteca
  • 01 sala de diretoria
  • 01 sala de administração
  • 01 sala de secretaria
  • 01 sala de coordenação pedagógica
  • 01 cantina
  • 07 banheiros
  • Pátio
  • Parque
  • Quadra poliesportiva para recreação

O princípio básico da proposta pedagógica é o respeito à criança, sendo assim busca trabalhar e garantir o seu desenvolvimento integral. Nesse processo, o trabalho pedagógico visa auxiliar o desenvolvimento das capacidades infantis de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas e emocionais.

Para isso o colégio conta com uma equipe de profissionais competentes, experientes e qualificados; trabalhando unida e acreditando que, somente à educação encarada com seriedade levará à construção de um mundo melhor, mais humano, mais digno e mais justo para as gerações futuras. Há por parte do professor um acompanhamento sistemático em todas as disciplinas que constam no quadro curricular, além de proporcionar atividades de vivência prática e lúdica tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa. No relacionamento aluno e professor há um respeito mútuo e uma preocupação por parte do corpo docente em estabelecer um vínculo afetivo e conseqüentemente proporcionar as crianças um ambiente alegre e tranqüilo, para que elas possam ter prazer de vir para a escola. E isto é um diferencial da instituição: a acolhida, a atenção e o carinho dispensados às crianças.

Nossa Estrutura

O Colégio Copacabana, tem como princípio básico o respeito à criança, sendo assim orientamos a nossa prática pedagógica para garantir o seu desenvolvimento integral. Neste processo, o nosso trabalho visa auxiliar o desenvolvimento das capacidades infantis de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas e emocionais.

Nossa meta principal é de levar os alunos a terem atitudes construtivas, criativas e críticas, capazes de um exercício pleno de cidadania, favorecendo um desenvolvimento global e harmonioso, considerando os aspectos psicológicos, cognitivos e culturais, dentro de um processo de socialização e integração com o meio que o cerca e com o mundo.

Em suma, nosso objetivo portanto, é educar para a vida, fazendo com que o educando cresça em todos os sentidos.

Proposta Pedagógica, é um instrumento de caráter geral, que apresenta as finalidades, concepções e diretrizes do funcionamento da escola, a partir das quais se originam todas as outras ações escolares. Não há um padrão de proposta pedagógica que atenda a todas as escolas, pois cada unidade escolar está inserida num contexto próprio. Assim, cada escola deve desenvolver o seu modelo, aquele que melhor expressa sua identidade e seu compromisso com o aluno, com a comunidade e com a educação.