Nossa História

A Escola Infantil Xodozinho foi fundada em fevereiro de 1985. Inicialmente destinada a alfabetização de crianças, criada a partir do sonho, da garra e da determinação de uma professora com visão ampla do papel da educação, na formação de um cidadão capaz de construir sua vida com dignidade e sensibilidade, tornando-se um ser crítico, criativo e ético, que atue com dinamismo e coerência, frente a situações individuais, sociais e coletivas.

Esse sonho acalentado ano a ano pela pedagoga Mara Lúcia de Araújo Rodrigues, tornou-se realidade e após anos de árduo trabalho e dedicação, a Escola Infantil Xodozinho transformou-se no Colégio Copacabana mudando seu espaço físico através de uma construção ampla, moderna e arejada. A partir do ano de 2000 implantou-se também o ensino fundamental I e II (1º a 9º ano).

O Colégio Copacabana conta hoje com uma estrutura física privilegiada: 08 salas de aula climatizadas, 01 biblioteca, 01 sala de diretoria e 01 administração, 01 sala de secretaria, 01 sala de coordenação pedagógica, 01 cantina, 07 banheiros, pátio, parque e quadra poliesportiva para recreação.

O princípio básico da proposta pedagógica é o respeito à criança, sendo assim busca trabalhar e garantir o seu desenvolvimento integral. Nesse processo, o trabalho pedagógico visa auxiliar o desenvolvimento das capacidades infantis de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas e emocionais. Para isso o colégio conta com uma equipe de profissionais competentes, experientes e qualificados; trabalhando unida e acreditando que, somente à educação encarada com seriedade levará à construção de um mundo melhor, mais humano, mais digno e mais justo para as gerações futuras. Há por parte do professor um acompanhamento sistemático em todas as disciplinas que constam no quadro curricular, além de proporcionar atividades de vivência prática e lúdica tornando a aprendizagem mais significativa e prazerosa.

No relacionamento aluno e professor há um respeito mútuo e uma preocupação por parte do corpo docente em estabelecer um vínculo afetivo e conseqüentemente proporcionar as crianças um ambiente alegre e tranqüilo, para que elas possam ter prazer de vir para a escola. E isto é um diferencial da instituição: a acolhida, a atenção e o carinho dispensados às crianças.